Informações Gerais



PLANO DE PESQUISA

O Plano de Pesquisa é o planejamento inicial do seu projeto científico ou de engenharia, ou seja, é preparado antes do início do projeto. Nele, você levanta as questões que serão estudadas, as hipóteses ou objetivos, descreve o método que será utilizado para realizar o projeto e referências bibliográficas sobre o tema do projeto.

Estrutura do Plano de Pesquisa
Nome da escola
· Tema: Título da Pesquisa ou do Projeto
· Autores (nome da equipe)
· Profº Orientador
· Justificativa ( mostrar para o público a importância=relevância do seu tema, a contribuição da sua pesquisa para a ciência e para a sociedade, justificar por que resolveram pesquisar o tema)
· Problemática – Apontar o problema que foi investigado, pesquisado ou ainda o problema que a equipe vem intervindo, agindo atuando sobre ele
· Hipóteses – Explicar quais as suposições da equipe sobre o tema, antes de pesquisá-lo. Qual a resposta inicial que a equipe tinha a respeito do problema.
· Objetivos da pesquisa – Mostrar quais os objetivos gerais e os específicos ( Em tópicos, começando com verbos no infinitivo: final = ar,er, ir, or, ur. EX: Investigar as causas da chuva) A pesquisa tem que atingir os objetivos propostos.
· Metodologia – Explicar como a pesquisa foi realizada. Se usou pesquisa bibliográfica (tem que ter) e pesquisa de campo. Os principais autores pesquisados. Onde, como, com quem, com quantos e por que foi realizada a pesquisa de campo. Se usaram questionários ou entrevistas, ou observação. Quais as perguntas usadas. Como computaram os dados coletados da pesquisa. IMPORTANTE: Se for fazer um projeto de intervenção, mostrar o que e como você vai agir
· Referências – Fontes de pesquisas consultadas